Velório do ator Nelson Xavier no Cemitério do Caju: a mulher Via Negromonte chora ao lado do caixão Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
 
 
Mulher de Nelson Xavier, Via Negromonte afirma ter vivido um momento sobrenatural na noite desta quarta-feira, após a morte do artista, aos 75 anos, em decorrência de complicações pulmonares derivadas de um câncer. 

— Fiz uma oração, acendi uma vela e falei: “Se você já se libertou e está mesmo no paraíso, mande um sinal”. De repente, a vela explodiu. E aí eu comecei a dizer: “Amor, lembre que eu sou medrosa! Não passe disso” — contou a atriz, cantora e bailarina de 58 anos.

O corpo de Nelson Xavier será cremado na tarde desta quinta-feira, na Capela 1 do Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio, em velório aberto. Tranquila, a família ressalta a força com que o ator e diretor encarou a grave doença durante 14 anos. 

— Nos últimos anos, a coisa toda piorou, pois alcançou a medula e o pulmão. Nelson foi um guerreiro, porque ele nunca quis que alguém percebesse a doença. Ele viveu uma vida frutífera, sendo muito auspicioso e dedicado. Mas por dentro estava bastante debilitado faz tempo — explica a mulher, casada há 28 anos com o artista: — As últimas semanas foram atos heróicos. Mas chegou a um ponto em que não havia como prosseguir, pois nada mais funcionava e o corpo dele não aceitava mais.

Via Negromonte acrescenta que o marido teve visões sobre o próprio destino. Há cinco meses, ele havia decidido se internar numa clínica de Medicina Integrativa em Uberlândia (MG), indicada por um colega da meditação transcendental — prática adotada desde que estrelou o filme “Chico Xavier”, em 2010. Quando desembarcou na cidade mineira vizinha à Uberaba, onde gravou sequências sob o papel do famoso médium brasileiro, o ator frisou para a mulher: “Nossa, eu cheguei ao paraíso do céu azul de Uberlândia”. Envolvido com o espiritismo, ele solicitou à Via que fosse enterrado com um terno que ganhara do irmão de Chico Xavier. Por um desencontro, o pedido não pôde ser concluído.
 
 — A nossa mudança chegou em Uberlândia enquanto voltávamos para o enterro aqui no Rio. Infelizmente, ele não será cremado com o terno do Chico. Acho que era para que eu guardasse a lembrança comigo — afirma a esposa do ator: — Nelson teve uma grande premonição. Esse tratamento em Uberlândia realmente deu uma revigorada, para que ele pudesse ter uma despedida com mais suavidade. Ele não perdeu a consciência de si mesmo até o último minuto em vida, e teve uma despedida à altura da dignidade dele.
 
 “Nelson se cansou”, diz filha
 
Filha de Nelson, Tereza Xavier (foto ao lado), de 38 anos, diz que o pai estava muito fraco, além de triste com a própria condição do corpo. Para ela, o artista escolheu o momento certo de partir:

— Acho que ele se cansou. Meu pai fez tudo do jeitinho que ele gostava: partiu sozinho, quietinho, sem ninguém ao lado, durante a madrugada. Claro que ele estava muito fragilizado e chateado de se ver nessa situação... Ele nem precisava falar nada. A gente sentia, porque o conhecia bem. Mas quando penso nele, imagino a essência de Nelson Xavier, e não nisso tudo o que passou. Meu pai sempre teve autonomia para tudo, e começar a perder isso foi difícil. Independentemente de como estava, ele se esforçava para executar tudo o que quisesse.

Filho mais novo de Nelson, Pedro Henrique Cabizuca, de 29 anos, ressalta que seguiu a carreira artística por influência do pai. 

— Ele era muito inteligente, conversava sobre tudo e tinha um discurso muito detalhista, explicando o porquê das coisas. Agora, fica a saudade da pessoa que meu pai foi. Era um poço de conhecimento e de sabedoria. Naturalmente, acabei querendo seguir os passos dele. Particularmente, gostei muito do personagem que ele fez no filme “Comeback”, que ainda vai estrear. Ele está espetacular — afirma o ator.



Jornal Extra

Axact

TERRA NOVA FM 88.7 - UM NOVO PROJETO EM RÁDIO

Um Orgão da Fundação Educativa e Cultural Manoel Joaquim dos Santos(FUNDEC), Fundada em 22 de Dezembro de 2014,tem como objetivo principal informar e propiciar ao ouvinte a melhor informação junto a uma educação de qualidade.

Postar um comentário:

0 comentários: