Historicamente, mulheres são empurradas para segundo plano quando falamos sobre acontecimentos que marcaram a História. Quando pensamos em grandes cientistas, estadistas, escritores, inventores, etc, raramente imaginamos uma mulher. É verdade que durante muito tempo as mulheres foram impedidas de diversas formas de ocupar esses espaços, mas mesmo assim muitas persistiram e prosperaram em suas áreas, apesar dos pesares. Então por que raramente ouvimos sobre elas?



Na mídia e no entretenimento, a discrepância entre as histórias masculinas e femininas que são contadas e exaltadas ainda é grande, e os avanços são lentos. Isso não pode ser, pois faz diferença para meninas e meninos, mulheres e homens, conhecerem essas histórias, se inspirarem nelas, e entenderem que mulheres podem fazer tudo o que homens fazem. Representatividade importa.


Por isso, para esse Dia Internacional da Mulher, separamos 37 filmes e documentários (e mais vááários outros – a lista é editada regularmente para incluir novos títulos) sobre mulheres reais que de alguma forma deixaram suas marcas na nossa História.

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)


estrelas além do tempo


Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres negras, provou ser o elemento crucial que faltava para a vitória dos EUA, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

O filme conta a história verídica de Katherine Johnson – responsável por todos os cálculos para o lançamento histórico de John Glenn; Dorothy Vaughn – a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento na NACA (predecessora da NASA) e especialista em computação e em programação FORTRAN; e Mary Jackson – a primeira engenheira negra da NASA.

Nas Montanhas dos Gorilas (Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey, 1989)


mulheres


Sinopse: Estrelado por Sigourney Weaver, o filme conta a história verídica da zoóloga e antropóloga americana Dian Fossey, que em 1967 viajou para Ruanda, na África, onde abriu o centro de Pesquisa Karisoke para estudo de gorilas. Após anos de observação, os gorilas passaram a confiar nela, e Fossey descobriu que podia sentar-se no meio de um grupo e até mesmo brincar com os jovens. Mais tarde, motivada pela violência da caça indiscriminada que ameaçava os animais de extinção, Fossey dedicou boa parte de sua vida à preservação dos gorilas das montanhas.

Jornada da Alma (Prendimi l’anima, 2002)


mulheres


Sinopse: Em 1905 Sabina, uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung, aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores. Jornada da Alma é baseado na vida de Sabina Spielrein, uma das primeiras mulheres psicanalistas no mundo.

Unidas pela Vida (Decoding Annie Parker, 2013)


mulheres


Sinopse: Quando Annie Parker descobre que está com câncer, mesma doença que provocou a morte de sua mãe e de sua irmã, ela perde o controle, e sua vida se torna um caos. Decidida a não desistir, ela conta com a ajuda de uma pesquisadora que está tentando provar que o câncer pode ser genético. Unidas pela Vida é baseado na história real de Annie Parker e da geneticista Mary-Claire King que, entre muitas outras coisas, descobriu o gene causador do câncer de mama.

Malala (He Named Me Malala, 2015)


mulheres


Sinopse: Malala é um documentário sobre a mais jovem ganhadora de um Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas.

Nise: O Coração da Loucura (2015)


mulheres


Sinopse: No Rio de Janeiro dos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época, que incluíam eletrochoque e lobotomia, é excluída e ridicularizada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, com animais, arte e amor. O filme é baseado na história da psiquiatra brasileira Nise da Silveira.

The Life and Times of Rosie the Riveter (1980)


mulheres


Sinopse: Esse documentário de 1980 não é sobre apenas uma mulher, mas sobre as mulheres que ocuparam o lugar dos homens nas fábricas americanas durante a Segunda Guerra Mundial. O título faz alusão a Rosie, a Rebitadeira, a imagem que representou as mulheres que trabalharam nas fábricas de munição na época e se tornou um ícone feminista. O filme foca em cinco representantes dessas mulheres – três negras, duas brancas – que relembram suas experiências e a realidade do período, mostrando a discrepância entre a forma como as mulheres eram retratadas e a vivência dessas mulheres na vida real.

A Informante (The Whistleblower, 2010)


mulheres


Sinopse: Ao ser convidada pelas Nações Unidas para participar da pacificação da Bósnia, a policial Kathy Bolkovac descobre uma rede de corrupção e tráfico sexual encoberta pela ONU. O filme é baseado na história de Kathryn Bolkovac, ex-policial e monitora de forças policiais da ONU, que se tornou conhecida ao processar a organização quando foi demitida por causa de suas tentativas de expor a rede de tráfico sexual na Bósnia.

O Corajoso Coração de Irena Sendler (The Courageous Heart of Irena Sendler, 2009)


mulheres


Sinopse: Na Polônia de 1940, Irena é uma católica servidora social que, para evitar deportação, salva milhares de crianças judias da morte durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é baseado na história real de Irena Sendler, que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia.

Vitórias de uma Vida (The Gabby Douglas Story, 2014)


mulheres


Sinopse: O filme conta a história real da infância e adolescência de Gabby Douglas, e os obstáculos que ela teve que enfrentar para se tornar a primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012.

Amelia (Amelia, 2009)


mulheres


Sinopse: Baseado na vida da aviadora americana Amelia Earhart, o filme tem início em 1928, quando ela realiza marcos importantes, como diversos recordes de altitude e velocidade, e torna-se a primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico. Em 1937, Amélia se prepara para seu maior desafio: tornar-se a primeira mulher a dar a volta ao mundo em um avião.

Frida (Frida, 2002)


mulheres


Sinopse: O filme conta a história Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México, e considerada a primeira artista surrealista da América Latina. Conceituada e aclamada como pintora, o filme retrata o seu conturbado casamento aberto com Diego Rivera, com quem compartilhava suas opiniões políticas, paixão e trabalho.

Tina (What’s Love Got To Do With It?, 1993)


mulheres


Sinopse: O filme traz a trajetória de vida da cantora Tina Turner, desde quando era uma desconhecida no Tennessee até se tornar uma estrela da música. A trama mostra o casamento conturbado de Tina com seu mentor Ike Turner e a luta para se libertar do comportamento abusivo dele.

Olga (2004)


mulheres


Sinopse: Berlim, início do século XX. Olga é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência. O filme é baseado na história real de Olga Benário.

Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (Erin Brockovich, 2000)


mulheres


Sinopse: Após um acidente de carro do qual não teve culpa, Erin pede ao seu advogado Ed Masry para contratá-la para trabalhar em seu escritório de advocacia. Erin se depara com alguns registros médicos colocados em arquivos imobiliários e convence Ed a deixá-la investigar. Ela descobre que a água em uma comunidade local está causando doenças devastadoras entre os seus residentes. O filme é uma dramatização da história real de Erin Brockovich, que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company PG&E)

O Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker, 1962)


mulheres


Sinopse: A incansável professora Anne Sullivan tenta fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda o mundo que a cerca. Para isso, entra em confronto com os pais da menina que, por piedade, a tratam de forma mimada. O filme é baseado na história real de Helen Keller, escritora, conferencista e ativista social americana, e  a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado.

A História de Rosa Parks (The Rosa Parks Story, 2002)


mulheres


Sinopse: O filme traz a história de Rosa Parks e a sua atuação durante o movimento de direitos civis nos EUA, na década de 1950/60. Quando Parks se recusa a ceder seu lugar no ônibus segregado para um homem branco, ela é presa, o que motiva um boicote de mais de um ano por parte da população afro-descendente contra os ônibus, em Montgomery, Alabama. O boicote mobilizou as pessoas tanto localmente como em todo o país a participar do movimento dos direitos civis pelo fim da discriminação e a segregação racial no país.

Dorothy Dandridge – O Brilho de uma Estrela (Introducing Dorothy Dandridge, 1999)


mulheres


Sinopse: Baseado na vida da atriz Dorothy Dandridge, o filme percorre sua carreira desde quando se apresentava em clubes noturnos com sua irmã, até se tornar uma atriz de cinema. Nesta fase da vida tornou-se a primeira atriz negra a receber uma indicação para melhor atriz por “Carmen Jones”, em 1954. O filme retrata os desafios da carreira de Dandridge e o racismo que ela teve que enfrentar como uma atriz negra em Hollywood.

Iris, Uma Vida de Estilo (Iris, 2014)


mulheres


Sinopse: O premiado documentarista Albert Maysles conta a vida da uma lenda da moda Iris Apfel, que continua na ativa aos 93 anos, aconselhando modelos e pechinchando com os compradores.

A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl, 2015)


mulheres


Sinopse: Filme inspirado na vida das pintoras Gerda Wegener e Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. Em foco o seu casamento com Gerda e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos quando uma modelo falta na década de 1920.

Norma Rae (Norma Rae, 1979)


lutas


Sinopse: Como muitos dos integrantes de sua família antes dela, Norma Rae trabalha numa fábrica têxtil local por um salário que não condiz com as longas horas e as péssimas condições de trabalho. Depois de ouvir um discurso de um defensor dos direitos trabalhistas, a jovem é inspirada a convencer seus colegas de trabalho a lutar pela criação de um sindicato. O filme é baseado na história real de Crystal Lee Sutton, que liderou uma campanha contra as condições de trabalho oferecidas pela empresa J.P. Stevens Mill.

Beyoncé: Life is But a Dream (2013)


documentários


Sinopse: Beyoncé dirige, produz e estrela este documentário sobre seu papel no topo do universo da música.

A Paixão de Joana D’Arc (La Passion de Jeanne d’Arc, 1928)




Sinopse: A Paixão de Joana D’Arc detalha as últimas horas de vida de Joana e ocorre após ela ter sido capturada pelos ingleses, cobrindo a prisão, tortura, julgamento e execução da heroína francesa. Chefe militar da Guerra dos Cem Anos, Joana foi executada pelos borguinhões em 1431. O roteiro é baseado nos documentos históricos do julgamento de Joana e reconhecido mundialmente como um marco na história do cinema.

Jane’s Journey (2010)




Sinopse: Jane’s Journey é um documentário  que acompanha a jornada da Dra. Jane Goodall, que depois de atuar por mais de 20 anos como primatologista na África passou a correr o mundo como ativista pelo meio ambiente e Mensageira da Paz das Nações Unidas.

Janis Joplin: Little Girl Blue (Janis – Little Girl Blue, 2015)


documentários


Sinopse: Ela criou um lugar para as mulheres no mundo do rock. Seu nome: Janis Joplin. Nascida em uma pequena cidade do Texas, Janis, que morreu em 1970, aos 27 anos, ganha agora um documentário que revela a história de um ícone, uma mulher em uma América ultraconservadora, lutando contra seus demônios interiores e vícios, e que em apenas poucos anos de carreira a marcaram para sempre.

Persépolis (Persepolis, 2007)




Sinopse: Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. No entanto, ela acaba se revoltando contra as imposições fundamentalistas dos rebeldes, especialmente contra as mulheres. O filme é baseado no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi.

Gloria: In Her Own Words (2011)




Sinopse: Este documentário conta a trajetória da jornalista e ativista feminista Gloria Steinem, retratando seus anos como repórter, seu importante trabalho sobre as condições de trabalho das coelhinhas da Playboy e suas experiências trabalhando com mulheres durante a audiência sobre aborto em Nova York, em 1969.

Maya Lin: A Strong Clear Vision (1994)




Sinopse: Maya Lin: A Strong Clear Vision é um filme-documentário que conta a história da artista Maya Lin, reconhecida por trabalho em escultura, arquitetura e land art. Lin se tornou conhecida aos 21 anos, como a designer do Memorial de Veteranos do Vietnã, em Washington.

What Happened Miss Simone? (2015)


documentários


Sinopse: Um documentário que traz Gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a lendária Nina Simone, cantora, pianista e ativista.

Evita (1996)




Sinopse: O filme mostra trajetória de uma adolescente pobre que se transformou em uma mulher influente. Após a morte de seu pai, Eva viaja para Buenos Aires e se relaciona com diferentes homens de poder até conhecer Juan. A influência e o domínio de Evita, como era chamada, fez com que a primeira-dama da Argentina fosse amada e ao mesmo tempo odiada. O filme é inspirado na vida de Eva Duarte Peron atriz e primeira-dama argentina.

Sylvia – Paixão Além Das Palavras (Sylvia, 2003)




Sinopse: A história de Sylvia Plath, uma das mais famosas novelistas da literatura norte-americana. Nascida em Boston durante a Grande Depressão, Sylvia ainda jovem tentou cometer suicídio, na casa de sua mãe. Ela viaja à Inglaterra para estudar em Cambridge e lá conhece o jovem poeta Ted Hughes, por quem se apaixona e vive um longo romance.

Amy (2015)


documentários


Sinopse: Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, Amy mostra a vida pública e privada de Amy Winehouse, uma das maiores vozes de sua geração.

Madame Curie (Madame Curie, 1944)




Sinopse: A estudante polonesa Marie Sklodowska se destaca na Universidade de Sorbonne, em Paris, o que leva seu tutor a indicá-la para trabalhar com o famoso pesquisador Pierre Curie. Pierre a princípio não gosta de ter uma mulher em seu laboratório, mas com o tempo reconhece a capacidade e a dedicação de Marie ao trabalho, se apaixona e o casal acaba por se casar. Marie começa a investigar as propriedades radioativas presentes na uranita, e suas medições a levam a deduzir que somente os elementos conhecidos não poderiam gerar o nível de radiação obtido. Assim, ela e Pierre, começam o extenuante trabalho de tentar isolar o novo elemento, que Marie denomina de Rádio, usando o método da cristalização. A produção retrata a vida da célebre física franco-polonesa e ganhadora de dois Prêmios Nobel – Física e Química – Marie Curie.

A Dama de Ferro (Iron Lady, 2011)




Sinopse: A Dama de Ferro conta a biografia romanceada de Margaret Thatcher, a primeira-ministra britânica, com foco na Guerra das Malvinas, em 1982, quando a Inglaterra declara guerra a Argentina. O filme mostra vários momentos da vida da primeira-ministra, como sua entrada na política, seu pulso forte e seus últimos dias de vida.

My Mic Sounds Nice: A True Story of Women and Hip Hop (2010)




Sinopse: Dirigido e produzido por Ava DuVernay, este documentário traz as vozes de ícones do hip hop como Salt-N-Pepa, Missy Elliot, MC Lyte, Eve, Yo-Yo, entre outras, que falam sobre como é ser uma mulher em um gênero musical controverso e dominado por homens, no qual muitos artistas encontraram o sucesso com letras tóxicas e misóginas.

Althea (2014)


documentários


Sinopse: Este documentário traz a trajetória de Althea Gibson, que na década de 1950 se tornou a primeira americana negra a jogar e vencer em Wimbledon.

Maidentrip (2013)


documentários


Sinopse: Apresentando gravações pessoais, este documentário retrata a viagem solitária da jovem Laura Dekker, que decidiu dar a volta ao mundo sozinha a bordo de um veleiro aos 14 anos de idade.

Além da Liberdade (The Lady, 2011)




A filha de um herói da independência da Birmânia volta ao país e é convidada para participar de um movimento pela democratização. Ela aceita,  mas a situação não agrada a ditadura militar local, que passa a acompanhar todos os seus passos e tenta impedi-la de promover manifestações. Até que, na esperança de fazer com que o povo se esqueça de Aung, o governo ordena que ela permaneça em prisão domiciliar por 15 anos.

Em Busca de Iara (2013)




Em Busca de Iara é um documentário sobre a psicóloga e guerrilheira brasileira Iara Iavelberg, integrante da luta armada contra a ditadura militar brasileira. Através da pesquisa de documentos, entrevistas e filmes de arquivo, o documentário reconstrói a vida de Iara e desmonta a versão oficial de sua morte, dada como suicídio.

Piaf – Um Hino ao Amor (La Môme, 2007)




Nascida no bairro de Belleville, em Paris, Édith Giovanna Gassion demorou a conquistar prestígio como cantora em seu país. Após vários anos na estrada, acabou sendo descoberta por um caça-talentos que lhe apelidou de La môme Piaf (pequeno passarinho, em francês) e lhe deu a oportunidade de cantar em alguns cabarés bem frequentados. Sua voz conquistou Paris e rapidamente Édith Piaf passou a ser reconhecida por toda a Europa. O filme retrata a vida da cantora Édith Piaf, desde sua infância até seu leito de morte.

Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel, 2009)




Coco Chanel era uma jovem humilde com talento para costura e trabalhava como cantora em um bar. Sua vida muda quando ela se torna amante e conselheira de modas de um rico herdeiro. Cansada dos chapéus floreados, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense. Baseado na história da famosa estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel desde a sua infância pobre até à criação de um império da indústria da moda, a Chanel S.A., com sede em França.

Elizabeth




Em 1558 a rainha católica Maria I sucumbe a um tumor maligno, deixando como única herdeira sua meia-irmã Elizabeth, que já havia sido presa por “conspirações contra a Coroa”. Elizabeth é aconselhada a casar-se e gerar um herdeiro que lhe asseguraria o trono inglês e a confiança do povo. A “Rainha Virgem” tem, então, de enfrentar diversas ameaças ao seu reinado: o Duque de Norfolk e Mary Stuart, seus primos católicos, e Maria de Guise, que firma aliança com os franceses para derrotá-la. Outro grande opositor de Elizabeth é o Papa, que a acusa de permitir a morte de milhares de católicos. O filme é uma biografia de Elizabeth I, que assume o trono inglês em um período conturbado e decide sacrificar sua vida pessoal para enfrentar as ameaças ao seu reinado.

Camille Claudel (1988)




Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille entra em conflito com a sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já é casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1913 num manicômio. Cinebiografia da escultora e artista gráfica francesa Camille Claudel.

Camille Claudel, 1915 (2013)




Contra a sua vontade, a escultora Camille Claudel é internada pelos familiares em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, e permanece durante anos na instituição, sem poder sair. Camille passa os dias cercada por internos com deficiências mentais e surtos psicóticos graves, não tendo ninguém com quem conversar. Sua única esperança é uma carta enviada clandestinamente ao irmão Paul implorando por sua liberação. Quando Paul confirma que vai visitá-la, Camille aguarda com impaciência a oportunidade de mostrar ao irmão que pode viver em sociedade. Também baseado na vida da escultora e artista gráfica francesa Camille Claudel.

Jackie (2016)




Jacqueline Kennedy, inesperadamente viúva, lida com o trauma nos quatro dias posteriores ao assassinato de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.

A Rainha (The Queen, 2006)




Após a morte da princesa Diana em um acidente de carro, a rainha da Grã-Bretanha Elizabeth II e o primeiro-ministro Tony Blair se esforçam para chegar a um acordo sobre como a família real deve responder publicamente à tragédia. em meio a tudo está a necessidade da família de privacidade e a demanda pública por um externo show de luto.

Zuzu Angel (2006)




Nos anos negros da ditadura, Zuzu Angel era uma estilista de sucesso que conquistava o mundo com o seu talento, até que seu filho Stuart desapareceu nas mãos dos militares. Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, foi uma estilista brasileira, mãe do militante político Stuart Angel Jones e da jornalista Hildegard Angel. Zuzu teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar.

As Horas (The Hours, 2003)




Meio ficção, meio biográfico, o filme conta a história de três mulheres ligadas ao livro Mrs. Dalloway, da escritora Virginia Woolf. Em 1923, vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideias de suicídio. Em 1951, vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais, vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado e hoje está com AIDS e morrendo.

Flor do Deserto (Desert Flower, 2009)




Aos 13 anos Waris foge de um casamento arranjado na Somália atravessando o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviam para Londres, onde trabalha como empregada na embaixada da Somália. Quando vê a chance de retornar ao país, ela descobre que é ilegal da Somália e não tem mais para onde ir. Com a ajuda de Marylin, uma descontraída vendedora, Waris consegue um abrigo e passa a trabalhar em um restaurante fast food, onde é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson. Baseado na história da modelo Waris Dirie.

Livre (Wild, 2014)




Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para isso, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do Oceano Pacífico.  Baseado no livro autobiográfico Livre – A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço de Cheryl Strayed.

The Woman Knight of a Mirror Lake (2011)




Quando criança, Qiu Jin se recusa a ter seus pés amarrados de acordo com a prática comum, e ao invés disso se dedica a aprender a cavalgada, artes marciais e literatura com seu pai e seu irmão. Através de sua poesia, ela expressa sua tristeza pela fraqueza do estado e a repressão das mulheres. Encontrando mulheres que pensam como ela em Pequim e depois indo ao Japão estudar reforça sua visão de que ação nacionalista é necessária para mudar a China. O filme conta a história de Qiu Jin e seu envolvimento nas revoltas revolucionárias contra a Dinastia Qing, na província de Anhui, na China.

A Memória que me Contam (2013)




A ex-guerrilhera Ana, í­cone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene, uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo, seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália. O filme é uma homenagem a ex-guerrilheira Vera Silvia Magalhães, que atuou na resistência à ditadura no Brasil.

Alexandria (Agora, 2009)




Em Alexandria, no ano de 391, Hipátia é professora de astronomia e matemática, além de filósofa. Um dos seus alunos, Orestes, está apaixonado por ela, assim como o seu escravo Davus. Juntos, eles deverão lutar contra extinção da biblioteca local e outras grandes instituições, que não devem sobreviver quando o Cristianismo ganha poder político na cidade. O filme relata a história da filósofa Hipátia, que viveu em Alexandria, no Egito, entre os anos 355 e 415, época da dominação romana.

Aida – Uma Mulher de Garra (2012)




Este documentário do projeto ‘Memória do Esporte Olímpico Brasileiro’ fala sobre a atleta brasileira Aida dos Santos, que viveu uma epopeia nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964. Ela foi a única mulher da delegação brasileira e não teve patrocinador nem apoio da federação, além de ter viajado sem técnico e sem intérprete. Entre outros obstáculos, teve que usar uma sapatilha emprestada por um corredor cubano e, mesmo assim, conquistou a quarta colocação no salto em altura. Neste filme, Aida volta a Tóquio 47 anos depois e narra as lembranças da sua brilhante participação na Olimpíada.

The Runaways – Garotas do Rock (The Runaways, 2010)




Joan Jett e Cherie Currie, duas adolescentes rebeldes do sul da Califórnia, são as líderes das Runaways, a lendária banda que abriu o caminho para futuras gerações de mulheres roqueiras. Sob a influência do empresário Kim Fowley, a banda faz um grande sucesso. Porém, a relação tempestuosa entre as adolescentes ameaça o futuro do grupo.

A Soul Haunted by Painting (1994)




Sinopse: Aos 12 anos de idade, Pan trabalha em um bordel em sua pequena cidade rural, onde conhece seu marido. Depois de casados, eles se mudam para a cidade, onde Pan estuda pintura no Instituto de Artes de Shangai. No entanto, o instituto fecha depois de uma série de protestos contra a influência externa na arte chinesa e o uso de modelos nus. Pan continua pintando nus usando o próprio corpo como modelo, e se torna famosa. O filme conta a história da artista chinesa Pan Yuliang.

Aimée & Jaguar (1999)




Em plena Segunda Guerra Mundial, a judia Felice Schragenheim resolve por permancer em Berlim, mesmo havendo o perigo constante de ser capturada a qualquer momento pelos soldados nazistas. Tudo por causa de seu grande amor: Lilly Wust, a pacata esposa de um soldado alemão e mãe de três filhos. O filme é baseado na vida de Lilly Wust and Felice Schragenheim

Grandes Olhos (Big Eyes, 2015)




A pintora norte-americana Margaret enfrenta um de seus maiores desafios ao levar ao tribunal o próprio marido. Em um período em que o reconhecimento de um trabalho feminino era difícil, a artista aceita assinar com o sobrenome do marido e tem sua obra usurpada por ele. O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

A Pele (Fur, 2006)




Em 1958 a nova-iorquina Diane Arbus é uma dona de casa e mãe que trabalha como assistente de seu marido, um fotógrafo contratado por seus pais ricos. Apesar de levar uma vida respeitável, ela não consegue sentir-se confortável em seu mundo privilegiado. Uma noite, um novo vizinho chama a atenção de Diane. Este enigmático homem oferece-lhe inspiração para a descoberta de sua própria arte. Baseado na vida da fotógrafa e escritora Diane Arbus, famosa por suas fotografias quadradas em preto-e-branco de pessoas comuns e de pessoas marginalizadas em suas vidas cotidianas.

Rosa Luxemburgo (Rosa Luxemburg, 1986)




Sinopse: Nascida na Polônia e doutora em Ciências Econômicas, Rosa Luxemburgo torna-se uma das grandes líderes do movimento operário revolucionário alemão, adere ao Partido Social-Democrata alemão em 1898 e em 1914, rompe violentamente com essa agremiação. Rosa, a Vermelha, como era conhecida, visceralmente internacionalista e antibelicista condena como uma traição o apoio dos social-democratas à deflagração da Primeira Guerra Mundial. Ao lado de Léo Jogiches, o amante e do revolucionário Karl Liebknecht, junto com o qual fundou a Liga Spartakus, embrião do futuro Partido Comunista Alemão, a militante se embrenha cada vez mais no movimento de massas, passando longos períodos na prisão.

Temple Grandin (2010)




Filme biográfico sobre Temple Grandin, uma mulher com autismo que revolucionou as práticas para o tratamento de animais em fazendas e abatedouros. Visitando a fazenda de sua tia Ann no Arizona em 1966, Temple inicia seu primeiro contato com animais, que influenciariam sua vida e carreira. A jaula para prender bovinos a inspirou na construção de um aparelho para si própria para refugiar-se de seus frequentes ataques de pânico.

She’s Beautiful When She’s Angry (2014)


documentário


Este documentário apresenta um olhar inspirador sobre as mulheres brilhantes e corajosas que lideraram o movimento feminista na década de 1960 e 1970 nos EUA. O documentário mostra que os movimentos feministas surgiram com grande influência dos movimentos de direitos civis na década de 60, e trouxeram questionamentos e a consciência sobre a necessidade de igualdade entre homens e mulheres.

Pray the Devil Back to Hell (2008)


lutas


Sinopse: Pray the Devil Back to Hell é um documentário que retrata o Movimento pela Paz na Libéria, organizado pela assistente social Leymah Gbowee. Na ocasião, milhares de mulheres cristãs e muçulmanas se mobilizaram para organizar protestos não-violentos que levaram ao fim da Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003. O movimento levou Ellen Johnson Sirleaf a ser eleita presidente, fazendo com que a Libéria se tornasse a primeira nação africana a eleger uma mulher como chefe de estado. Em 2011, Leymah Gbowee ganhou o prêmio Nobel da Paz junto com Sirleaf e a iemenita Tawakel Karman.

As Sufragistas (Suffragette, 2015)


lutas


Sinopse: No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. A partir de 1912, elas começam a coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as sufragistas, resistindo à pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina

!Mulheres Arte Revolução (!Women Art Revolution, 2010)


lutas


Sinopse: !Mulheres Arte Revolução é um documentário de 2010 que explora a “história secreta” do movimento de arte feminista dos Estados Unidos nos anos 70 e 80, através de conversas, observações, documentos e obras de artistas visionárias, historiadoras, curadoras e críticas de arte. O movimento artístico feminista foi um movimento ativista que proporcionou um modelo de mudança cultural e política, contra a discriminação, a exclusão racial, e a violência de gênero.

Terra Fria (North Country, 2005)


lutas


Sinopse: Mãe solteira, Josey Aimes, é parte do grupo das primeiras mulheres a trabalharem em minas de ferro, em Minnesota. Os homens ficam ofendidos por terem que trabalhar com mulheres e as submetem a constante assédio sexual. Consternada com o fluxo constante de insultos, linguagem sexual explícita, e abuso físico, ela decide abrir uma histórica ação judicial contra assédio sexual. O filme é baseado no livro Class Action: The Story of Lois Jenson and the Landmark Case That Changed Sexual Harassment Law, escrito por Clara Bingham e Laura Leedy Gansler, que conta a história real do processo judicial Jenson vs. Eveleth Taconite Company.

Our Times (Ruz-egar-e ma, 2002)


lutas


Sinopse: Da aclamada diretora iraniana Rakhshan Bani Etemad, este documentário explora os esforços das mulheres iranianas para empoderamento focando na eleição de 2002, que contou com uma candidata à presidência, mas acabou com a vitória do polêmico e conservador radical Mahmoud Ahmadinejad.

O Sal da Terra (Salt of the Earth, 1954)


lutas


Sinopse: Lançado em 1954, O Sal da Terra conta a história real da greve de mineradores no estado do Novo México (EUA) de 1951 contra a Empire Zinc Company. A maioria de origem mexicana, os trabalhadores protestaram pela melhora nas condições de trabalho e moradia, mas por serem agredidos e oprimidos constantemente, a greve acaba sendo mantida por suas esposas e filhas, que apesar de sofrerem críticas até dos próprios pais e maridos por intervirem, se mantêm firmes até serem atendidas nas reivindicações.

Anjos Rebeldes (Iron Jawed Angels, 2004)


lutas


Sinopse: Nos Estados Unidos do século XIX, duas mulheres arriscam suas vidas pelo direito de votar. Juntas desafiam as forças conservadoras de seu país para a aprovação de uma emenda constitucional que mudará seu futuro e o de muitas outras. O filme é baseado na história das sufragistas estadunidenses Alice Paul e Lucy Burns.

License to Thrive (2008)


lutas


Sinopse: License to Thrive (traduzido livremente como Licença para Prosperar) é um documentário que explora a história da legislação chamada Título IX, de 1972, que facilitou o acesso à educação de meninas e mulheres nos EUA. Embora seja mais associada ao esporte, nenhuma outra legislação desde a que garantiu às mulheres americanas ao direito ao voto foi mais crucial para a criação de oportunidades para mulheres em todas as áreas, do esporte, até a política, ciência, finanças, entretenimento, artes, negócios e direito.

Filha da Índia (India’s Daughter, 2015)


documentários


Filha da Índia relembra o estupro coletivo da estudante de medicina Jyoti Singh em 2012 na Índia, e retrata o movimento social inspirador que tomou as ruas pelos direitos das mulheres e contra a violência de gênero. De acordo com a diretora Leslee Udwin, foram os protestos em resposta ao estupro que a levaram a fazer o documentário. “Eu fiquei fascinada com as mulheres e homens da Índia que tomaram as ruas em resposta a esse terrível estupro coletivo e exigiram mudanças por direitos das mulheres. E pensei que o mínimo que podia fazer era ampliar suas vozes.”

The Hunting Ground (2015)


documentários


A realidade de abusos sexuais em universidades dos EUA – omitida pelas próprias universidades – vem à tona quando as vítimas se recusam a se deixar silenciar. O documentário é focado nas ações de duas estudantes que trabalham juntas para unir as vítimas de violência sexual em universidades de todo o país em uma rede para  denunciar e chamar atenção para o problema.

*Lista editada regularmente para inclusão de novos títulos.






Fonte: Nó de Oito
Axact

TERRA NOVA FM 88.7 - UM NOVO PROJETO EM RÁDIO

Um Orgão da Fundação Educativa e Cultural Manoel Joaquim dos Santos(FUNDEC), Fundada em 22 de Dezembro de 2014,tem como objetivo principal informar e propiciar ao ouvinte a melhor informação junto a uma educação de qualidade.

Postar um comentário:

0 comentários: