Fortaleza tem a região metropolitana com maior inflação no país. Nos últimos 12 meses, a capital cearense registrou crescimento de preços na ordem de 7,45%, maior do que a média nacional (5,35%). Os maiores aumentos ocorreram nos setores de Transportes (11,35%), despesas pessoais (9,25%) e saúde e cuidados pessoais (8,37%).

A informação está no Diário Econômico Etene, publicação do Escritório técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste. O documento analisa dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em janeiro de 2017, Fortaleza registrou variação de 0,62% nos preços. O resultado é influenciado, sobretudo, pelo aumento nos preços do grupo de transporte (+2,34%), o maior índice entre as pesquisadas no Nordeste.

Nordeste

Segundo os autores da publicação, há um processo de desinflação no na Região Nordeste, que está em consonância com o comportamento dos preços no país.
Em 2016, a inflação regional foi de 7,19%, maior que a nacional (+6,29%), inferior, contudo à verificada em 2015 (+10,4%), a maior da série histórica analisada pelo Banco do Nordeste/Etene para a Região. Entretanto, nos últimos 12 meses terminados em janeiro de 2017, a inflação caiu para 6,17%, ficando abaixo dos 7,19% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Nos últimos 12 meses, verifica-se que a Região Nordeste apresentou elevações acima dos níveis nacionais em seis dos nove grupos pesquisados pelo IBGE. Os grupos alimentos e bebidas, transportes e despesas pessoais foram os componentes inflacionários que mais influenciaram o resultado do comportamento dos preços no Nordeste.

Cenário nacional

A inflação no Brasil em janeiro registrou elevação de 0,38% em relação a dezembro (+0,30%). Apesar da aceleração em relação ao mês anterior, segundo o IBGE, a inflação divulgada é a menor para os meses de janeiro na série histórica iniciada em dezembro de 1979.

No acumulado dos últimos 12 meses, terminados em janeiro de 2017, o índice caiu para 5,35%, ficando abaixo dos 6,29% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Metodologia

O índice regional de inflação do Etene é elaborado a partir de metodologia própria e utiliza dados oficiais para construir base de análise ampla, válida para toda a região. Ele é resultado de monitoramento periódico do Etene e complementa as informações divulgadas mensalmente, no âmbito nacional, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 





WSCOM
Axact

TERRA NOVA FM 88.7 - UM NOVO PROJETO EM RÁDIO

Um Orgão da Fundação Educativa e Cultural Manoel Joaquim dos Santos(FUNDEC), Fundada em 22 de Dezembro de 2014,tem como objetivo principal informar e propiciar ao ouvinte a melhor informação junto a uma educação de qualidade.

Postar um comentário:

0 comentários: